Posted on: 10 de fevereiro de 2014 Posted by: Will Comments: 0

3viuvasMais novo livro dessa flor que é Liliane Prata, “Três Viúvas”, foi lançado pouquíssimo tempo depois de “O Novo Mundo de Muriel“. Um romance adulto após uma trama adolescente marcada pela fantasia. Talvez para mostrar como é versátil o estilo da escritora. O que é apropriado.

Cláudia conhece Ísis na empresa onde os maridos de ambas trabalhavam antes de morrerem num acidente de carro.

Enquanto Cláudia sofre calada, Ísis é histérica, escandalosa, é visceral, passa mal, desmaia, briga grita chora.

Musicista frustrada, Cláudia acostumou-se a conviver com a depressão, em uma vida mais ou menos, um casamento mais ou menos, sem muito sexo, sem muito amor, sem muito desamor.

Antes de se tornar viúva Ísis era bastante viva. Dava aulas, tem uma filha. Era seu segundo casamento

Quando o caminho dessas duas mulheres se cruzam a gente mergulha na depressão das personagens. E pensa sobre nossas próprias perdas e como reagimos diante dela. Passado e presente das protagonistas são sempre evocados.

Ganhei este livro da Fernanda, que recebeu da editora. Li após uns meses da morte do meu avô em junho do ano passado e eu ficava comparando as reações das viúvas com as da minha mãe e da minha avó.

São dois mundo em conflito, não de brigas necessariamente, mais de contrastes por assim dizer. A terceira viuva é Soraia, mãe da Ísis. Acostumada com a situação há mais tempo ela tenta ser um ponto de apoio para a filha.

Liliane Prata fez bem nesse livro ao abordar tudo isso e mostrar que dá pra seguir adiante. Que dá pra achar vivacidade depois de um tempo. Que a morte muda as pessoas e também amadurece e que saudades é normal, mas pode ser pertubadora.

Mais que isso, ela mostra que encarar e enfrentar a vida não é tão difícil ou ruim e pode ser libertador. Ler esse livro deu medo, deu crise, mas também saí fortalecido. Tanto que eu absorvi melhor a depressão da vida presente na história do livro “Um Dia”.

Últimos posts por Will (exibir todos)

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.