Livro

Published on outubro 5th, 2016 | by Fernanda Correia

0

Star Wars Legends: Darth Plagueis

A história de como Palpatine se tornou Darth Sidious.

Já disse aqui, quando falei de Kenobi, da alegria que foi ter os livros de Star Wars finalmente sendo publicados em português. Quem acompanhou a trilogia prelúdio, deve ter ficado interessadíssimo quando, não muito aleatoriamente, Palpatine resolve contar a Anakin a história de Darth Plagueis.

Ele explica que a lenda Sith diz que Plagueis descobriu como burlar a morte, salvando aqueles que lhe eram caros, mas sendo descuidado e acabou sendo assassinado por seu próprio aprendiz. Como sutileza não é o forte de George Lucas, ficou bem óbvio que esse aprendiz era Sidious.

Então, obviamente, achei interessantíssimo poder ler a história de Plagueis e, olha, que decepção. Primeiro que “Darth Plagueis” é muito menos sobre o mestre Sith do que sobre o seu aprendiz. Não me entenda mal, é bem legal ver um treino Sith de raiz, um treino Sith moleque. Mas a sensação é de propaganda enganosa. Eu ia querer ler o livro de qualquer forma, mas preferiria sinceridade.

darth_plagueis_aleph

Principalmente porque enquanto o foco é em Plagueis, parece que tudo se arrasta, nada acontece, tudo é muito óbvio. Só quando ele toma Palpatine como seu aprendiz é que a coisa fica interessante dá realmente vontade de continuar.

Ainda assim, o texto grita a George Lucas.

Existem conexões com as trilogias que são tão óbvias e desnecessárias que só falta uma nota de rodapé dizendo “este trecho faz conexão com a cena x do episódio a”.

Sutileza e deixar coisas subentendidas parecem passar longe de ser a marca do diretor. Isso inclui a absurda e desnecessária final que faz com que Obi-wan leve o jovem Anakin em início de treinamento à presença de Palpatine e este pressentindo que o garoto vai ser útil.

tragedy

Saco, disse outra fala que contém obviedade

Antes que alguém grite “mas é um livro!” quero ressaltar que o autor, diferente dos outros do universo expandido que li, sentiu necessidade de deixar uma nota explicativa no final do livro.

Nessa nota ele basicamente diz que o livro não saiu como queria e que, no final, ele teve que mudar o que ele escreveria porque quando o original foi mostrado para o Lucas, o diretor direcionou completamente para o que ele queria.

Como tantas outras coisas no universo Star Wars, Darth Plagueis é um grande potencial desperdiçado.

Tags: , ,


About the Author

Tem mais séries e livros para ver e ler do que tempo hábil. Sonha em encontrar o Doctor só para usar a Tardis e zerar a sua pilha. Encontrou o sentindo da vida quando assinou o Netflix.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • Recent Posts

  • O que estão falando

  • Categorias

  • Arquivos