Livros

Published on dezembro 16th, 2013 | by Will

0

Pyongyang – Uma Viagem à Coreia do Norte

É possível que a tensão que rolou entre as Coreias no primeiro semestre desse ano tenha influenciado a editora Zabaratana a reimprimir “Pyongyang”, do canadense Guy Delisle.

O livro que narra a viagem do animador à capital da Coreia do Norte voltou às livrarias num momento bastante oportuno.

A Coreia do Norte é um país excêntrico, paupérrimo. O país que mais recebe ajuda humanitária no mundo. É governado por uma dinastia. O regime comunista usa a propaganda e uma série de privações das liberdades individuais parpy_bresil_biga manter-se no poder.

É um país cheio de fortes contradições, com uma organização social bem específica em que militares e membros do Partido têm algumas regalias enquanto a massa da população morre de fome, literalmente.

A história começa com Guy tendo suas malas revistadas ao chegar ao aeroporto da cidade. A missão aqui é trabalhar supervisionando a finalização de um desenho animado francês, mais barato de ser produzido na Ásia, mais ou menos no esquema d’Os Simpsons. Logo nos primeiros quadrinhos somos apresentados a alguns dos costumes e pensamentos que norteiam a Coreia do Norte, com o perdão do trocadilho.

Bem engraçadinho, o livro diverte ao mesmo tempo em que traz dados e diversas informações sobre o país. A ironia está sempre presente aqui, porque só com muita ironia pra alguém nascido em uma sociedade democrática conseguir viver, mesmo que por um tempo, com uma série de restrições e controle.

Pra quem gosta de quadrinhos e pra quem se interessa por geopolítica internacional esse o livro é um prato cheio. E ainda dá uma puta vontade de ler 1984. Quem ler vai entender o porquê.

Tags: , ,


About the Author

Tem mais livros que amigos, mas tem os melhores amigos do mundo e troca qualquer série para estar com eles sempre que possível



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top ↑