Livros

Published on maio 28th, 2013 | by Raira

0

De Repente, nas Profundezas do Bosque

Amós Oz para crianças (e pra todo mundo, como sempre!)

Trabalhar em livraria tem uma parte muito boa, que é conhecer autores e livros novos que talvez passassem despercebidos em uma visita. Aconteceu comigo várias vezes e numa delas me deparei com Amós Oz. Gostei do nome, gostei dos títulos dos livros, mas ficou na lista pra algum dia comprar. Coincidências da vida, há algumas semanas fui na biblioteca do Sesc e achei esse livro.

É uma história encantadora, de uma aldeia onde não existem animais de qualquer espécie, selvagens ou domésticos; em algum momento há muitos anos todos apenas sumiram. Não se sabe como aconteceu, mas a lenda é que um espírito mau veio em uma noite e levou todos eles embora, de gatos a pássaros e até insetos. Misteriosamente desapareceram e desde então não se fala mais sobre o assunto. Todas as pessoas mais velhas da aldeia que viviam na época do ocorrido  parecem sofrer de uma amnésia, induzida ou proposital, que os faz apagar isso de sua história. Apenas duas pessoas parecem querer falar sobre o assunto: um velho pescador que vive sozinho e é desacreditado por todos e a professora das crianças que desenha e conta histórias sobre animais.

Tudo isso desperta a curiosidade de algumas crianças e a história se desenrola na busca de dois amigos, Maia e Mati, pelos animais perdidos. Compartilhando um segredo que não tiveram coragem de contar a ninguém, os dois começam a juntar as peças do quebra-cabeças e a criar coragem para entrar no bosque em uma procura que parece impossível e quase uma viagem sem volta atrás daquilo que todos parecem ter esquecido.

Mais do que uma fábula para crianças, a história aborda temas como discriminação e preconceito com o diferente, o desconhecido; fala de amizade, cumplicidade, e de como é importante cuidar e proteger a natureza.

Cativante do começo ao fim, esse livro com certeza é uma leitura incrível para todas as idades.

Tags: ,


About the Author

apaixonada por séries e livros, tem como objetivo de vida ser tão incrível quanto Liz Lemon e Leslie Knope, e acha que até já é um pouquinho. tem sorte de dividir a vida com outros seres tão maravilhosos quanto e ama cada momento com eles.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Back to Top ↑