Livros

Published on agosto 28th, 2013 | by Raira

0

De Amor e Trevas

Amós Oz é maravilhoso.

De Amor e Trevas é uma autobiografia, um livro que trata da sua vida, e como ele mesmo diz, de coisas que ele nunca havia falado com ninguém até o momento de escrever. Conta a história de sua família, composta de seu pai Yehuda Arieh Klausner, sua mãe Fania Mussman e claro, ele Amos Klausner, além de seus avós, paternos e maternos e suas respectivas famílias.

A narrativa pode parecer um pouco cansativa nos momentos em que ele fala das histórias de seus antepassados, pois os nomes das cidades e mesmo das pessoas são completamente desconhecidos e diferentes do que estamos acostumados, porém nesses momentos há informações importantes e que ajudam na construção da sua narrativa.

Amós nasceu em Jerusalém, em 1939, e passou por muitos momentos importantes da história de Israel, como a Guerra dos Seis Dias e a Guerra do Yom-Kippur, além de ter vivido a expectativa e a tensão da criação do país, em 1948.

Os capítulos do livro se intercalam entre a vida do menino Amós, sua rotina, sua personalidade e convivência familiar, fatos históricos de Israel, e a criação de sua família, histórias sobre seus avós e bisavós e suas famílias, até chegar em seus pais e em como eles se conheceram, o que faziam e na parte final do livro alguns relatos, poucos, de sua adolescência, juventude e vida adulta.

Dentre tantas coisas em sua vida e família que são relatados no livro, com certeza a morte prematura de sua mãe, aos 38 anos, é o fio que liga tudo e todos. Desde seu nascimento, seus momentos em família, até o surgimento da doença dela, em quase todos os capítulos há uma referência direta ou indiretamente ligada aos fatos que a levaram a tirar sua própria vida. Pra mim, esse com certeza foi o que mais impactou e me comoveu ao longo da história. Foi o que o marcou, o que o fez ir ainda adolescente para o  Kibbutz Hulda e trocar de nome para o atual, Amós Oz.

Ainda há as narrativas históricas e de guerra, momentos marcantes da história de Israel e que nos ajudam a entender como e porque até hoje ainda há muitos conflitos entre palestinos e judeus.

Biografias são minha paixão, mas devo dizer que mais do que isso, esse livro traz muitas outras coisas além de apenas fatos. Nos ajuda a entender mais o mundo e a cultura oriental.. O estilo de escrita não é cansativo, é doce, com momentos tristes e alegres, assim como é a vida. Vale cada minuto, cada dia, cada página. Chego no fim com algumas perguntas não respondidas, mas com a certeza de que as respostas da vida nem sempre são tão claras.

Tags: ,


About the Author

apaixonada por séries e livros, tem como objetivo de vida ser tão incrível quanto Liz Lemon e Leslie Knope, e acha que até já é um pouquinho. tem sorte de dividir a vida com outros seres tão maravilhosos quanto e ama cada momento com eles.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Back to Top ↑